Cliente pediu desconto. E agora?

Cliente pediu desconto. E agora?

Publicado em04/12/2019

Tempo leitura4min 9s

Copiar link

Uma das habilidades mais importantes de um PJ é saber negociar preço com os clientes. Afinal de contas, quem é que não pede um descontinho hoje em dia?

IMG-Blog-Cliente-pediu-desconto-2.jpgMas o medo de perder o cliente não pode te levar a trabalhar sem margem de lucro!

Antes de mais nada, trabalhe para que o cliente não peça desconto à toa.

Como?

Justifique bem o seu preço. Sempre que for apresentar um orçamento, faça-o da forma mais detalhada possível, pois as pessoas ficam muito mais confortáveis com um preço quando ele tem motivo e uma razão de ser.

IMG-Blog-Cliente-pediu-desconto.jpg

Muitos pedidos de desconto são na verdade infundados, então se você conseguir justificar bem o caso ele irá entender. Por exemplo, em algumas áreas o trabalho aumenta por conta de regulamentações novas, necessidade de inclusão de novos itens de serviços que antes não existiam ou até mesmo implicam na necessidade de investir em tecnologia e outros meios para manter o nível de serviço. Nesses casos, basta explicar com clareza e honestidade a situação, o cliente entende, ainda mais se ele gosta da forma como você trabalha.

Outro ponto importante: cuidado com descontos na primeira compra. Se você já inicia uma relação com o lead cedendo e oferecendo grandes descontos, os pedidos nunca vão parar e, nas próximas negociações ele pedirá descontos cada vez maiores.

IMG-Blog-Cliente-pediu-desconto-3.jpgUm bom exemplo disso são as black-fridays, que se forem mal planejadas, podem se tornar o inferno de uma empresa ou start-up. Se você trabalha com assinaturas ou serviços recorrentes, deve duplicar a atenção, porque se conceder descontos muito altos, terá problemas na renovação, quando o cliente pode sempre “chorar” que se aumentar ele vai pra concorrência, ou seja, você vira refém da black-friday. Nesse caso, vale o velho ditado: “cliente que não dá lucro é bom que vá para a concorrência mesmo!”

Se a situação já for de negociação de desconto, a primeira coisa que você precisa saber é seu preço reserva, ou seja, o preço no qual o negócio já não se torna mais tão vantajoso para a sua empresa. Se você tiver esse número bem claro na sua mente, vai conseguir negociar com mais foco e se proteger melhor de jobs que não valem a pena.

IMG-Blog-Cliente-pediu-desconto-4.jpgNunca negocie com você mesmo. Se o cliente pedir para “melhorar o preço”, não invente descontos sem identificar antes o que o cliente precisa para fechar o negócio. Em vez disso, peça uma contraproposta. Definindo uma referência real para a negociação você poderá chegar no melhor meio termo e todo mundo sairá satisfeito.

E se por acaso você já estiver trabalhando no limite mínimo da sua margem, o que fazer se o cliente pedir um abate no preço? Você pode oferecer desconto em uma segunda compra. Dessa maneira, o cliente estará ganhando um desconto, e a sua empresa, recorrência. Ou ainda pode melhorar as condições de pagamento.

Finalmente, se não for possível oferecer nenhum desconto, lembre-se que não se trata só de preço, mas de valor. Por mais que os clientes peçam desconto, eles sabem que confiança e um bom trabalho, feito com atenção, personalização e compromisso real com o cliente, valem mais que qualquer coisa.

IMG-Blog-Cliente-pediu-desconto-5.jpg

Para entender como precificar corretamente seus produtos ou serviços, sugerimos a leitura do PDF “Como Elaborar o Preço de Venda”, criado pela SEBRAE Minas. Para ver, clique aqui.

Esperamos ter ajudado.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todas as Postagens

Ver todas as postagens
Contabilidade OnlineContabilidade Online para Profissionais de Tecnologia em Belo Horizonte

04/07/2024 | 6min 18s de leitura

Contabilidade OnlineContabilidade Online para Profissionais de Tecnologia em Brasília

04/07/2024 | 6min 7s de leitura

Contabilidade OnlineContabilidade Online para Profissionais de Tecnologia em Curitiba

04/07/2024 | 5min 26s de leitura

Contabilidade OnlineContabilidade Online para Profissionais de Tecnologia no Rio de Janeiro

04/07/2024 | 5min 48s de leitura

Contabilidade OnlineContabilidade Online para Profissionais de Tecnologia em São Paulo

04/07/2024 | 5min 41s de leitura

Contabilidade OnlineContabilidade Online para Psicólogos em Belo Horizonte

04/07/2024 | 5min 31s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.