Como surgiu o MEI?

Como surgiu o MEI?

Publicado em14/05/2019

Tempo leitura3min 29s

Copiar link

Você sabia que diversos trabalhadores que antes realizavam as suas atividades de maneira informal, conseguiram obter os seus direitos após a criação do MEI? Isso ocorreu porque esse novo segmento foi criado com o objetivo de retirar diversos profissionais da ilegalidade, e assim formalizar o seu trabalho.

Então, ficou interessado em saber mais informações acerca do surgimento do MEI? Confira a nossa matéria, pois nela explicamos tudo o que você precisa saber!

O que é MEI?

O MEI significa microempreendedor individual, e qualquer profissional que trabalha de maneira autônoma ou possui um pequeno negócio pode atuar como pequeno empreendedor.

Após fazer a abertura do MEI, o trabalhador adquire diversos benefícios, e gera algumas obrigações, pois ele passa a contribuir com a sua previdência social, e possui o direito de se aposentar, mas também tem o dever de pagar os impostos vinculados ao segmento.

Para que serve o MEI?

O MEI foi criado com o intuito de formalizar o trabalho de diversos profissionais que atuam como autônomos ou possuem um micronegócio, pois antes da sua criação esses trabalhadores realizavam as suas atividades de maneira informal.

Assim, o MEI proporciona diversos benefícios para o profissional, como:

  • Cobertura previdenciária;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Contração de um funcionário;
  • Acesso a benefícios bancários;
  • Menor carga tributária;
  • Assessoria e possibilidade de crescimento.

Por que o governo criou o MEI?

O programa “microempreendedor individual” foi criado em 2008 pelo governo objetivando beneficiar 3,6 milhões de micronegócios, e também todos os profissionais que trabalhavam por conta própria, e atuavam de maneira informal, no Brasil.

Assim, após a criação do MEI diversas costureiras, manicures e ambulantes passaram a integrar o mercado formal, e a receber os benefícios de atuar como microempreendedor individual.

Qual a lei que instituiu o MEI?

O MEI foi instituído pela lei complementar 128/2008, e foi desenvolvido pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame, que é vinculado ao partido PSDB.

A lei complementar 128/2008 modificou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e assim criou o Microempreendedor Individual.

Importância do MEI

A criação do MEI foi extremamente importante para diversos trabalhadores, que vivam na informalidade, seja vendendo os seus salgados em uma barraquinha, vendendo cupcakes de casa em casa através de uma bicicleta, ou prestando serviços na área da tecnologia.

Todos esses profissionais recebiam sua remuneração mensal, fazendo o que chamamos de “bicos”, e por isso não eram regularizados, e eram tidos como desempregados pelo Estado.

Devido à isso, caso algum deles tivessem alguma doença que os deixassem inaptos a trabalhar, ou chegasse a uma idade que não pudessem mais realizar as suas atividades, ficavam sem receber dinheiro, afinal não tinham direito a nenhum benefício do Estado.

Após o MEI, eles passaram a contribuir com a aposentadoria, a receber auxílios, e a pagar impostos para o governo, para se regularizarem. Assim, uma microempreendedora que tem um filho, tem direito ao auxílio-maternidade, por exemplo.

Erico Azevedo

Escrito por:

Erico Azevedo

Erico Azevedo é um empreendedor serial de negócios de tecnologia e co-fundador da Contabilidade.com, uma plataforma que resolve a vida de profissionais liberais e prestadores de serviços com CNPJ. Criou em 2018 a Wabbi Software, primeira plataforma contábil em nuvem do Brasil, posteriormente incorporada pela Contaazul, onde atuou na área de Produtos. É co-fundador do Contbank, primeiro banco digital que usa AI e Contadores para melhorar a vida de milhares de MPE's brasileiras. Foi também co-fundador do Investshop.com, no início dos anos 2000, junto a Guilherme Benchimol e outros executivos do Banco Bozano, Simonsen. Possui Ph.D. em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e Ph.D. em Psicologia pela PUC/SP. Além de sua intensa atividade empresarial, é mentor de empresários e profissionais no Brasil e exterior.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todas as Postagens

Ver todas as postagens
Gestão FinanceiraResidência Fiscal: Aprenda a Organizar sua Situação Tributária

11/10/2024 | 8min de leitura

Gestão FinanceiraAfinal, o que é Antecipação de Recebíveis?

10/10/2024 | 8min 58s de leitura

Gestão FinanceiraRegularize Seu CNPJ: Como Consultar e Resolver Pendências

09/10/2024 | 7min 49s de leitura

Nota FiscalABC do Empreendedor: Nota Fiscal Eletrônica

08/10/2024 | 7min 31s de leitura

Gestão FinanceiraLucro Presumido: Entenda o que é e como calcular corretamente

04/10/2024 | 9min de leitura

Contabilidade Online9 Vantagens de Escolher a Contabilidade.com

03/10/2024 | 7min 49s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.