É possível ser CLT e PJ ao mesmo tempo?

É possível ser CLT e PJ ao mesmo tempo?

Publicado em13/01/2022

Tempo leitura3min 37s

Copiar link

Posso ser CLT e PJ ao mesmo tempo? Essa é uma dúvida comum entre profissionais de diferentes segmentos do mercado de trabalho.

Com o número crescente de empresas interessadas na contratação de prestadores de serviço na modalidade PJ, muitos profissionais que ainda atuam como CLT estão considerando a possibilidade de abrir um CNPJ.

No entanto, antes de qualquer decisão é preciso verificar o que a legislação diz e entender se quem atua com vínculo empregatício CLT pode abrir um CNPJ para atuar como PJ.

Posso ser CLT e PJ ao mesmo tempo?

De acordo com a legislação brasileira, qualquer pessoa maior de 18 anos em pleno gozo dos seus direitos civis pode abrir CNPJ e constituir empresas.

Logo, sob o ponto de vista legal, não há nada que impeça um profissional CLT de abrir uma empresa para prestar serviços como PJ.

No entanto, é importante observar alguns pontos importantes para evitar problemas futuros:

Seguro-Desemprego

O profissional CLT que exerce de forma concomitante a condição de empresário ou sócio em uma ou mais empresas, não faz jus ao recebimento do seguro desemprego em caso de demissão sem justa causa.

A perda do direito em receber o benefício tem como justificativa, o entendimento de que o profissional desligado que atua como empresário possui outras fontes de renda e sustento.

Concorrência contra o próprio empregador

O artigo 483 da CLT permite que as empresas demitam por justa causa, o funcionário que realizar negociação habitual que constitua ato de concorrência à empresa para a qual trabalha ou for prejudicial ao serviço.

Na prática, isso significa que nos casos, onde o funcionário usa da sua PJ para prestar serviços a empresas concorrentes ou a clientes do seu empregador CLT, criando assim, uma concorrência, o mesmo poderá ser desligado por justa causa.

Logo, conclui-se que o profissional CLT pode atuar como PJ, desde que não estabeleça uma concorrência com o seu empregador.

CLT e PJ na mesma empresa

Com a aprovação da Reforma Trabalhista, ficou estabelecida a possibilidade da contratação de profissionais com vínculo PJ.

No entanto, o que nem todos sabem é que existe um período de quarentena de 18 meses entre um vínculo CLT e um vínculo PJ na mesma empresa.

Em termos práticos, isso significa que uma empresa não pode desligar um funcionário CLT e contratá-lo em seguida para assumir uma função como PJ.

Como abrir uma PJ?

Ao longo desse conteúdo você conferiu que é possível ser CLT e PJ ao mesmo tempo, desde que observados alguns pontos previstos na legislação em vigor.

Diante disso, é hora de colocar os planos em prática e abrir o seu CNPJ de forma gratuita e sem qualquer complicação.

Abrir um CNPJ é sinônimo de independência e o sonho de muitos brasileiros. Sabendo disso, a Contabilidade.com oferece abertura de empresa grátis em todos os nossos planos.

Não perca mais tempo! Aproveite nossas condições especiais, escolha um dos nossos planos em serviços contábeis e garanta abertura de empresa grátis!

Erico Azevedo

Escrito por:

Erico Azevedo

Erico Azevedo é um empreendedor serial de negócios de tecnologia e co-fundador da Contabilidade.com, uma plataforma que resolve a vida de profissionais liberais e prestadores de serviços com CNPJ. Criou em 2018 a Wabbi Software, primeira plataforma contábil em nuvem do Brasil, posteriormente incorporada pela Contaazul, onde atuou na área de Produtos. É co-fundador do Contbank, primeiro banco digital que usa AI e Contadores para melhorar a vida de milhares de MPE's brasileiras. Foi também co-fundador do Investshop.com, no início dos anos 2000, junto a Guilherme Benchimol e outros executivos do Banco Bozano, Simonsen. Possui Ph.D. em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e Ph.D. em Psicologia pela PUC/SP. Além de sua intensa atividade empresarial, é mentor de empresários e profissionais no Brasil e exterior.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todas as Postagens

Ver todas as postagens
Gestão FinanceiraResidência Fiscal: Aprenda a Organizar sua Situação Tributária

11/10/2024 | 8min de leitura

Gestão FinanceiraAfinal, o que é Antecipação de Recebíveis?

10/10/2024 | 8min 58s de leitura

Gestão FinanceiraRegularize Seu CNPJ: Como Consultar e Resolver Pendências

09/10/2024 | 7min 49s de leitura

Nota FiscalABC do Empreendedor: Nota Fiscal Eletrônica

08/10/2024 | 7min 31s de leitura

Gestão FinanceiraLucro Presumido: Entenda o que é e como calcular corretamente

04/10/2024 | 9min de leitura

Contabilidade Online9 Vantagens de Escolher a Contabilidade.com

03/10/2024 | 7min 49s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.