Esqueça aquele velho modelo de trabalho padrão, onde as pessoas saem de casa de manhã, e só retornam à tarde. Hoje em dia, as empresas têm optado por flexibilizar o ambiente de trabalho, para o estilo em casa.
Ficou curioso em saber como esse modelo de trabalho funciona? Saiba que muitas pessoas têm adotado esse modelo home office e sendo bem-sucedidos e felizes!
Dois principais tipos de trabalhos flexíveis:
1. Home Office
Também conhecido como Telework, os profissionais que adotam esse modelo montam um escritório em casa, e passam a produzir o trabalho assim.
Pode ser necessário que o profissional compareça ao escritório da empresa uma ou duas vezes por semana para realizar alguns trabalhos. Uma das vantagens é que horas no trânsito são poupadas, despesas com gasolina, passagens de ônibus ou metrô.
2. Flex Time
É considerada uma jornada de trabalho indefinida, sem uma quantidade de horas trabalhadas por dia. Em algumas empresas no Brasil, os colaboradores podem ter uma jornada flexível, desde que cumpram determinado tempo de trabalho semanal.
Em outros países, os funcionários podem trabalhar em casa duas vezes na semana, ou produzirem de segunda a quinta, ganhando a sexta-feira de folga. Essa forma de trabalho estimula a produtividade dos colaboradores, e abre espaço para a criatividade.
Adaptando-se ao trabalho flexível: qual é a realidade no dia a dia
Por se tratar de um modelo novo de trabalho, muitas pessoas e empresas podem resistir pensando que não conseguirão se adaptar a ele. Mas, conhecendo-se os pontos negativos e positivos do Home Office e do Flex Time, as dificuldades poderão ser dribladas!
Disciplina
Deve ser uma prioridade no trabalho flexível. Deve-se evitar o máximo de distrações como, ficar mexendo no celular, e parar para conversar com outras pessoas.
Seriedade
Algumas pessoas pensam que o trabalho em casa ou em horários flexíveis tendem a ser mais fáceis, ou sem importância. É preciso passar uma imagem séria aos parentes e familiares, para que eles compreendam e respeitem o seu espaço profissional.
Saber separar o profissional do pessoal
Tarefas da empresa não podem ser misturadas com as pessoais ou mesmo postergadas.
Mães com filhos pequenos
Um dos desafios enfrentados pelas mães com filhos pequenos é o de trabalhar e ainda estar perto dos pequenos. Com essa forma flexível de trabalho, ficou menos complicado, porém limitado. Não são todas as empresas que aceitam esse regime de contratação para as mulheres.
Despesas operacionais
Trabalhar em casa não deixa de ter despesas de luz, internet, sistemas operacionais e a necessidade de gerir o tempo.
Volume de trabalho maior
Mais responsabilidades podem ser impostas para o colaborador, sem horário fixo para terminar o serviço.
Cada pessoa sabe exatamente as suas prioridades e limites quando o assunto é trabalho em casa. Alguns se adaptam facilmente a essa nova forma de trabalho, outros preferem o regime tradicional.
Independentemente da situação, o mais importante é a empresa e o empregado estarem de acordo com as normas estabelecidas.
A parceria que você precisa no novo mundo do trabalho
Ter que se preocupar com Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia acaba com a sua produtividade e sua tranquilidade. Ainda mais quando toda sua atenção está em se preparar com eficiência para um mundo de transformação digital e humana.
Viva mais e RELAXA, vem #FICATRANQUILO