Trabalho flexível: Saiba as principais dificuldades do trabalhador moderno

Trabalho flexível: Saiba as principais dificuldades do trabalhador moderno

Publicado em07/10/2019

Tempo leitura4min

Copiar link

Esqueça aquele velho modelo de trabalho padrão, onde as pessoas saem de casa de manhã, e só retornam à tarde. Hoje em dia, as empresas têm optado por flexibilizar o ambiente de trabalho, para o estilo em casa.

Ficou curioso em saber como esse modelo de trabalho funciona? Saiba que muitas pessoas têm adotado esse modelo home office e sendo bem-sucedidos e felizes!

Dois principais tipos de trabalhos flexíveis:

1. Home Office

Também conhecido como Telework, os profissionais que adotam esse modelo montam um escritório em casa, e passam a produzir o trabalho assim.

Pode ser necessário que o profissional compareça ao escritório da empresa uma ou duas vezes por semana para realizar alguns trabalhos. Uma das vantagens é que horas no trânsito são poupadas, despesas com gasolina, passagens de ônibus ou metrô.

2. Flex Time

É considerada uma jornada de trabalho indefinida, sem uma quantidade de horas trabalhadas por dia. Em algumas empresas no Brasil, os colaboradores podem ter uma jornada flexível, desde que cumpram determinado tempo de trabalho semanal.

Em outros países, os funcionários podem trabalhar em casa duas vezes na semana, ou produzirem de segunda a quinta, ganhando a sexta-feira de folga. Essa forma de trabalho estimula a produtividade dos colaboradores, e abre espaço para a criatividade.

CTA-blog-abertura-de-empresa.jpg

Adaptando-se ao trabalho flexível: qual é a realidade no dia a dia

Por se tratar de um modelo novo de trabalho, muitas pessoas e empresas podem resistir pensando que não conseguirão se adaptar a ele. Mas, conhecendo-se os pontos negativos e positivos do Home Office e do Flex Time, as dificuldades poderão ser dribladas!

 Disciplina

Deve ser uma prioridade no trabalho flexível. Deve-se evitar o máximo de distrações como, ficar mexendo no celular, e parar para conversar com outras pessoas.

Seriedade

Algumas pessoas pensam que o trabalho em casa ou em horários flexíveis tendem a ser mais fáceis, ou sem importância. É preciso passar uma imagem séria aos parentes e familiares, para que eles compreendam e respeitem o seu espaço profissional.

 Saber separar o profissional do pessoal

Tarefas da empresa não podem ser misturadas com as pessoais ou mesmo postergadas.

Mães com filhos pequenos

Um dos desafios enfrentados pelas mães com filhos pequenos é o de trabalhar e ainda estar perto dos pequenos. Com essa forma flexível de trabalho, ficou menos complicado, porém limitado. Não são todas as empresas que aceitam esse regime de contratação para as mulheres.

CTA-blog-migre-de-contab.jpg

Despesas operacionais

Trabalhar em casa não deixa de ter despesas de luz, internet, sistemas operacionais e a necessidade de gerir o tempo.

 Volume de trabalho maior

Mais responsabilidades podem ser impostas para o colaborador, sem horário fixo para terminar o serviço.

Cada pessoa sabe exatamente as suas prioridades e limites quando o assunto é trabalho em casa. Alguns se adaptam facilmente a essa nova forma de trabalho, outros preferem o regime tradicional.

Independentemente da situação, o mais importante é a empresa e o empregado estarem de acordo com as normas estabelecidas.

A parceria que você precisa no novo mundo do trabalho

Ter que se preocupar com Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia acaba com a sua produtividade e sua tranquilidade. Ainda mais quando toda sua atenção está em se preparar com eficiência para um mundo de transformação digital e humana.

Viva mais e RELAXA, vem #FICATRANQUILO

Erico Azevedo

Escrito por:

Erico Azevedo

Erico Azevedo é um empreendedor serial de negócios de tecnologia e co-fundador da Contabilidade.com, uma plataforma que resolve a vida de profissionais liberais e prestadores de serviços com CNPJ. Criou em 2018 a Wabbi Software, primeira plataforma contábil em nuvem do Brasil, posteriormente incorporada pela Contaazul, onde atuou na área de Produtos. É co-fundador do Contbank, primeiro banco digital que usa AI e Contadores para melhorar a vida de milhares de MPE's brasileiras. Foi também co-fundador do Investshop.com, no início dos anos 2000, junto a Guilherme Benchimol e outros executivos do Banco Bozano, Simonsen. Possui Ph.D. em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e Ph.D. em Psicologia pela PUC/SP. Além de sua intensa atividade empresarial, é mentor de empresários e profissionais no Brasil e exterior.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todas as Postagens

Ver todas as postagens
Gestão Financeira7 Estratégias Contábeis para E-commerce

15/11/2024 | 7min 46s de leitura

Gestão FinanceiraDespesas Fixas e Variáveis em Empresas: Entenda a Diferença e Como Gerir

13/11/2024 | 8min 54s de leitura

Gestão FinanceiraComo Calcular a Margem de Lucro e Otimizar a Rentabilidade da Sua Empresa

12/11/2024 | 10min 27s de leitura

Contabilidade OnlinePro Rata: o Que É e Como Aplicá-lo na Gestão Financeira da Sua Empresa

08/11/2024 | 10min 48s de leitura

Contabilidade OnlineContabilidade Digital: Como Transformar a Gestão Financeira da Sua Empresa

07/11/2024 | 9min 52s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.