São diversas as dúvidas que surgem em um indivíduo quando ele está procurando abrir a sua própria empresa, desde indagações sobre o marketing até incertezas acerca da contabilidade.
Uma das principais perguntas que surgem na cabeça do novo empreendedor é: o que é capital social, para que serve, e como defini-lo?
Para te ajudar a saber tudo o que você precisa aprender sobre o capital social, responderemos todas essas perguntas na matéria a seguir. Então, confira o nosso post, e saiba mais!
O que é capital social?
O capital social é a quantia que os sócios e investidores aplicam na organização durante a sua abertura, para que a empresa continue funcionando mesmo que ainda não esteja gerando lucros.
Esse valor é usado para comprar equipamentos, pagar funcionários, ou seja, todos os recursos necessários para manter a empresa em atividade até que a mesma consiga proporcionar resultados financeiros positivos.
Normalmente, quando é citado que determinada organização vale uma certa quantia de dinheiro, esse valor se refere ao capital social da empresa. Por isso, é possível alterá-lo ao longo do tempo.
Em resumo, o capital social nada mais é do que o valor investido pelos donos de uma organização, de forma a demonstrar o seu poder financeiro, para que a empresa comece a produzir.
Para que serve o capital social?
O capital social serve como recurso para a realização das tarefas da empresa, como contratação de empregados, aquisição de equipamentos, acessórios e instrumentos, ou seja, todas as ferramentas necessárias para que a organização inicie e mantenha as suas atividades.
Como definir o capital social?
Definir o capital social não costuma ser uma atividade simples e rápida, afinal é difícil estimar o valor da folha de pagamento, os custos operacionais e todas as outras despesas do seu negócio.
Para fazer isso de forma correta, recomendamos elaborar um plano de negócios. Assim é possível estimar um valor equivalente à quantia do capital social.
É válido salientar que muitas pessoas sugerem abrir a empresa declarando um valor de R$ 1000,00, para só depois alterar essa quantia. No entanto, modificar o contrato social é bastante trabalhoso e burocrático.
Por isso, a indicação é: inicie o seu negócio definindo todas as suas características de forma precisa, para que não ocorra maiores problemas posteriormente.
É possível alterar o capital social?
Sim, você pode alterar o capital social da sua empresa, mas essa mudança exige paciência e recursos financeiros por parte do empreendedor.
Para reduzir o valor, é preciso que a empresa não tenha nenhuma dívida para pagar. Por isso a organização deve publicar esse ato em jornais populares, e apenas depois de 90 dias, caso ninguém se manifestar, é possível diminuir o capital.
Para aumentar o valor é mais fácil, pois basta entrar em contato com o contador e com a Junta Comercial, e realizar o pagamento de todas as taxas.
Então, quer saber mais informações de como abrir uma empresa? A Contabilidade.com pode te ajudar. Entra em contato conosco, que rapidamente iremos atendê-lo!