Nos dias atuais muitas empresas estão optando por contratar funcionários sem vínculo empregatício, para que eles possam atuar como PJ. Isso porque esse tipo de contratação traz benefícios para a empresa, e também para o funcionário.
Se você é um profissional de TI, e recebeu essa proposta por alguma organização, ou tem o sonho de abrir o seu próprio negócio, saiba qual o melhor tipo de empresa para você atuar como PJ, lendo o nosso artigo de hoje!
O que é atuar como PJ?
Existem duas formas de um profissional de TI atuar como PJ: através da contratação de uma empresa, para que ele preste os seus serviços como pessoa jurídica, ou por meio da abertura do seu próprio negócio.
Quando o profissional de TI atua como PJ por conta da contração de uma organização, ele presta os seus serviços de maneira remota, e não possui nenhum vínculo empregatício celetista, e por isso não recebe os benefícios da CLT.
Mas, em compensação, possui bastante flexibilidade na realização do seu trabalho, e pode ter contrato com outras organizações.
Já nos casos em que o profissional de T.I. deseja abrir a sua própria empresa, ele terá o seu negócio, e será gestor do mesmo, para que esse possa se desenvolver no mercado da tecnologia.
Como escolher o melhor tipo de empresa para PJ de TI?
Existem diversos tipos de empresa para PJ de T.I, e por isso cabe ao profissional escolher qual a modalidade empresarial que mais se adequá às suas necessidades.
É válido ressaltar que o profissional da área da tecnologia da informação não pode se tornar MEI, e por isso essa modalidade empresarial não pode ser levada em consideração.
Empresário Individual
O empresário individual é uma modalidade que abrange a microempresa e a empresa de pequeno porte, e por isso o limite máximo de faturamento anual para se tornar MEI é de R$ 360 mil para ME, e R$ 3,6 milhões para EPP.
Nessa modalidade, como o nome já diz, a empresa só pode ser composta por uma única pessoa, não podendo haver sócios. Além disso, não existe separação jurídica entre PF e PF, por isso o próprio empresário responde por todas as ações da pessoa jurídica.
EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
A EIRELI é um modelo empresarial, que muitas vezes é considerado desconhecido pela maioria dos empresários, devido ao mesmo ser novo no cenário brasileiro.
Esse tipo de empresa deve ser formada por um empresário, que tenha no mínimo 18 anos, e o seu capital social precisa ter um valor igual ou maior do que 100 salários mínimos.
Por isso, essa é uma excelente modalidade de empresa para PJ de TI que gostaria de prestar serviços para outra empresa, ou ter o seu próprio negócio.
Sociedade Limitada
Esse tipo de empresa pode ser composta de 2 ou mais pessoas, e é a famosa LTDA.
Na Sociedade Limitada, os sócios se responsabilizam juntos pelo capital social da empresa, de maneira limitada à quantidade de cotas de cada um dos empresários-sócios da organização.
Sociedade Anônima
Na Sociedade Anônima, as famosas S/A, o capital é distribuído entre os sócios e as suas ações podem ser disponibilizadas na bolsa de valores.
Já escolheu qual o melhor tipo de empresa para PJ de TI? Agora, chegou a hora de abrir a sua empresa, e ter assessoria contábil. Então, solicite os serviços da Contabilidade.com, pois nós vamos adorar te ajudar.
Chega de bugs financeiros
Ter que se preocupar com Emissão de Notas, Abertura de Empresas, Desenquadramento ou qualquer outra burocracia acaba com a sua produtividade e sua tranquilidade. Ainda mais quando toda sua atenção está em linhas e linhas de código.
Viva mais e RELAXA, vem #FICATRANQUILO