Como precificar um serviço?

Como precificar um serviço?

Publicado em03/06/2022

Tempo leitura4min 44s

Copiar link

Quando o assunto é precificar um serviço, logo surgem inúmeras dúvidas. Isso porque definir o valor a ser cobrado por um serviço não é uma tarefa fácil. Sem dúvida, é preciso cobrir as despesas, garantir uma margem de lucro e atender a expectativa dos clientes. 

Nesse artigo, a Contabilidade.com explica como fazer a precificação dos serviços, tendo em vista os diversos fatores que interferem na determinação desse valor.

Características diferenciais dos serviços

A precificação de um serviço é um fator chave para a sobrevivência de uma empresa, bem como para assegurar a competitividade de mercado. Além disso, tem um efeito imediato para conquistar novos clientes e manter os atuais.

Por isso, precificar um serviço é uma estratégia que impacta diretamente no futuro do negócio e tem características diferenciadas da precificação de produtos, tais como:

Intangibilidade

Como a prestação de um serviço não pode ser tocada, pois não é física, precisa de métricas para avaliar o desempenho voltadas para aspectos qualitativos. Por exemplo: agilidade, atendimento, satisfação do cliente, dentre outros.  

Perecibilidade

Os serviços não podem ser armazenados, devolvidos ou revendidos, após o seu uso. Por isso, são considerados como perecíveis e utilizados conforme o contrato estabelecido. Por exemplo: serviços de estética, contrato de aluguel, dentre outros. 

Variabilidade

Como os serviços são executados por diferentes profissionais podem sofrer variações de qualidade e consistência. Por exemplo: serviço de maquiagem ou tratamento dentário realizado por profissionais diferentes.  

Simultaneidade 

A prestação do serviço e o seu consumo ocorrem de forma simultânea, ou seja, no mesmo momento em que é produzido também é consumido. Por exemplo: serviços de barbearia e massagem. 

O que considerar para precificar um serviço?

Os principais fatores a serem analisados para precificar um serviço estão relacionados com os seguintes aspectos:

Custos e despesas fixas e variáveis 

Para o cálculo do preço de um serviço, é preciso identificar os custos e despesas fixas e variáveis necessários para a prestação do serviço. Nesse sentido, os custos estão voltados para a prestação do serviço. Por exemplo: materiais usados, mão de obra, dentre outros.   

Já as despesas correspondem a todos os gastos realizados para manter o negócio funcionando, tais como: luz, aluguel, impostos, internet, dentre outros.

Margem de lucro 

A margem de lucro corresponde ao valor esperado pela empresa para alavancar o crescimento do negócio e garantir a sua rentabilidade

Concorrência

A partir de uma pesquisa de mercado, é possível mapear os preços praticados pela concorrência. Como também entender o quanto os clientes estão dispostos a pagar pelo serviço. 

Valor agregado ao serviço

O valor agregado consiste nos diferenciais que podem ser atribuídos aos serviços em relação aos prestados pela concorrência. Assim, os principais elementos que geram valor agregado aos serviços estão relacionados com a qualidade, experiência, dentre outros. 

Entenda os modelos de precificação de serviços 

Para precificar um serviço é preciso conhecer algumas estratégias desenvolvidas para essa finalidade, principalmente os seguintes modelos de precificação:

Precificação por hora

Este é um dos modelos mais usados por profissionais e empresas de consultoria. A vantagem está justamente por definir um valor com base no tempo efetivamente gasto com o cliente. 

Precificação fixa

Este modelo implica na prestação de um serviço com o pagamento combinado em um valor fixo. Nesse sentido, para evitar surpresas, é interessante estabelecer um limite de horas para realizar o serviço. Assim como estabelecer valores adicionais para horas excedentes. 

Precificação variável 

Já este modelo prioriza a cobrança do serviço variando conforme o cliente, o projeto ou negociação realizada. Desse modo, é preciso que a empresa adote um critério para negociar os valores e assegurar um preço justo para todos os serviços executados. 

Portanto, ao precificar um serviço, a empresa consegue estabelecer um valor a ser cobrado que permita arcar com os seus custos e despesas. Além de assegurar a sobrevivência do negócio e atender a expectativa dos clientes. Se ficou interessado no assunto, entre em contato com a Contabilidade.com para maiores esclarecimentos.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todas as Postagens

Ver todas as postagens
Abrir CNPJ Abrir CNPJ em Brasília

17/07/2024 | 6min 5s de leitura

Abrir CNPJ Abrir CNPJ em Belo Horizonte

17/07/2024 | 6min 51s de leitura

Abrir CNPJ Abrir CNPJ em Curitiba

17/07/2024 | 6min 47s de leitura

Abrir CNPJ Abrir CNPJ em São Paulo

17/07/2024 | 5min 34s de leitura

Abrir CNPJ Abrir CNPJ no Rio de Janeiro

17/07/2024 | 4min 51s de leitura

Abrir CNPJ Abrir CNPJ para Médicos

16/07/2024 | 6min 48s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.