Quais são os primeiros passos para sair da informalidade? Essa é uma dúvida compartilhada entre boa parte dos profissionais que atuam de forma autônoma, dentre eles:
- Coaches;
- Digital Influencers;
- Youtubers;
- Palestrantes;
- Caminhoneiros Autônomos;
- Engenheiro;
- Arquitetos;
- Advogados;
- Médicos;
- Dentistas;
- Programadores;
- Afiliados;
- Produtores digitais;
- Dentre outros profissionais.
Com a mudança de hábitos da população e o avanço da tecnologia, é cada vez maior o número de pessoas interessadas em seguir carreiras que permitam o trabalho por conta própria.
Muitos desses profissionais buscam maior autonomia para gerir o seu tempo, tomar suas próprias decisões e conquistar a tão sonhada independência financeira.
No entanto, o que nem todos sabem, é que para ficar em dia com o fisco e evitar o pagamento de impostos em excesso, sair da informalidade é fundamental.
Se você atua como profissional autônomo, deseja pagar menos impostos, emitir suas notas fiscais e sair da informalidade, esse conteúdo é para você.
Logo na sequência, você vai conferir quais são os primeiros passos para sair da informalidade e regularizar suas atividades perante o fisco.
1. Contrate uma contabilidade especializada
O primeiro passo para sair da informalidade é buscar o apoio e assessoria de uma contabilidade especializada na abertura de empresas para profissionais autônomos.
O contador é o profissional mais indicado para fornecer todas as orientações que você precisa e cuidar dos trâmites relacionados a abertura e legalização de empresas.
Se você está pensando em deixar a informalidade e está em busca de uma contabilidade parceira, conheça a Contabilidade.com, atendemos empresas e prestadores de serviços em mais de 40 segmentos.
2. Separe os documentos necessários
Para deixar a informalidade e conquistar o seu CNPJ, você precisará separar alguns documentos básicos, são eles:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Certidão de Casamento (se casado).
Além dos documentos acima, também será preciso providenciar o carnê IPTU ou a Inscrição Imobiliária do Imóvel que será utilizado para registro da sua empresa.
A boa notícia, é que a depender das atividades desenvolvidas, você pode abrir a sua empresa no seu próprio endereço residencial ou no endereço de um coworking.
3. Aguarde a legalização da empresa
Após contratar um contador e fornecer os documentos necessários para abertura e legalização da empresa, basta aguardar.
Aqui na Contabilidade.com, cuidamos de todos os trâmites para você, desde o registro da empresa na Junta Comercial, até a emissão do CNPJ e do seu Alvará de Funcionamento.
Cuidamos de tudo para que a sua empresa fique em dia com o fisco, permitindo o desenvolvimento das suas atividades e a emissão de notas fiscais.
Modelo de Contrato PJ para sair da informalidade
Sabemos que deixar a informalidade é o sonho de muitos brasileiros, e, portanto, temos como missão facilitar esse processo.
Por isso, além de cuidar dos trâmites para abertura e legalização do seu CNPJ, fornecemos conteúdos e materiais que podem ser úteis para a sua jornada empreendedora.
Clicando aqui, você pode fazer o download gratuito de um modelo de contrato PJ.
Procurando uma contabilidade descomplicada e com planos sob medida? Entre em contato conosco, converse com um dos nossos especialistas!