Qual a melhor idade para se tornar um PJ?

Qual a melhor idade para se tornar um PJ?

Publicado em14/05/2019

Tempo leitura3min 36s

Copiar link

Abrir uma empresa hoje em dia tornou-se relativamente simples, se comparado a alguns anos atrás onde a burocracia imperava.

Sabemos que essa é uma decisão profissional importante, uma vez que a sua empresa estará registrada em órgãos públicos do Governo Federal.

Mas nada de pânico! Saiba qual a melhor idade para se tornar um PJ e qual o momento certo para se formalizar!

O que preciso saber antes de abrir uma empresa?

Para abrir a sua empresa, considere alguns detalhes importantes:

  • Ser um cidadão maior de 18 anos;
  • Não estar legalmente impedido para ter uma empresa em seu nome;
  • Saber em qual área deseja atuar como empresário;
  • Conhecer a sua concorrência;
  • Amar o que você faz;
  • Decidir se você terá um sócio na empresa, ou não;
  • Procure um contador de confiança, que entenda a sua necessidade e cuide dos seus negócios com empatia;
ganhar-renda-extra-facil-sem-sair-de-casa.gif

Fatores que influenciam na decisão de abrir uma empresa

Imagine que você cumpriu todos os requisitos acima, sabe exatamente o que quer e onde deseja chegar. Agora é hora de pensar em todos os processos que envolvem essa decisão.

1. Por que você quer abrir uma empresa?

Essa parece uma pergunta meio óbvia, mas muitos empreendedores não sabem porque querem abrir uma empresa, se é apenas para acompanhar as outras pessoas ou porque desejam se firmar como profissionais formalizados.

2. Busque conhecimentos

Se você não entende nada sobre tributação, pagamento de impostos, quais atividades serão incluídas em seu CNPJ, busque os conhecimentos e competências necessárias para alcançar esse objetivo. Podemos te ajudar com isso! Clique aqui para saber mais!

3. Qual o seu momento profissional atual?

Você é um profissional freelancer (trabalha sem vínculo empregatício), possui uma carteira de clientes e precisa emitir nota fiscal? Ou já tem experiência em várias áreas diferentes e deseja agora fixar-se em um único público-alvo?

Sabendo exatamente onde você está agora e onde quer chegar, os caminhos para ser um empresário ficam mais fáceis de trilhar.

4. Fator idade

Não existe uma idade certa para abrir uma empresa, seja aos 20 ou aos 50 anos. Desde que o profissional seja maior de 18 anos e conheça as suas responsabilidades tributárias com a empresa, o sucesso será construído com o tempo.

5. Trabalhar com CLT ou PJ

Um profissional que trabalha com carteira assinada, possui todos os direitos trabalhistas garantidos: Férias, salário, 13º, abono do PIS, FGTS, INSS e outros.

Por outro lado, o salário fica estagnado, sem previsão para um aumento realmente expressivo. A dependência deste tipo de trabalho somente para obter esses benefícios, pode não ser um objetivo realista a longo prazo.

Já a forma de trabalho PJ é mais ampla. O profissional pode emitir notas fiscais para os clientes, prestar serviços para diversas pessoas, aumentar os seus ganhos mensais, fazer o seu próprio patrimônio.

Além disso no Brasil, quem possui um CNPJ é visto com mais respeito pelos clientes e concorrentes, podendo obter mais crédito no mercado para comprar equipamentos, automóveis e até imóveis próprios.

Erico Azevedo

Escrito por:

Erico Azevedo

Erico Azevedo é um empreendedor serial de negócios de tecnologia e co-fundador da Contabilidade.com, uma plataforma que resolve a vida de profissionais liberais e prestadores de serviços com CNPJ. Criou em 2018 a Wabbi Software, primeira plataforma contábil em nuvem do Brasil, posteriormente incorporada pela Contaazul, onde atuou na área de Produtos. É co-fundador do Contbank, primeiro banco digital que usa AI e Contadores para melhorar a vida de milhares de MPE's brasileiras. Foi também co-fundador do Investshop.com, no início dos anos 2000, junto a Guilherme Benchimol e outros executivos do Banco Bozano, Simonsen. Possui Ph.D. em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e Ph.D. em Psicologia pela PUC/SP. Além de sua intensa atividade empresarial, é mentor de empresários e profissionais no Brasil e exterior.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todas as Postagens

Ver todas as postagens
Gestão FinanceiraResidência Fiscal: Aprenda a Organizar sua Situação Tributária

11/10/2024 | 8min de leitura

Gestão FinanceiraAfinal, o que é Antecipação de Recebíveis?

10/10/2024 | 8min 58s de leitura

Gestão FinanceiraRegularize Seu CNPJ: Como Consultar e Resolver Pendências

09/10/2024 | 7min 49s de leitura

Nota FiscalABC do Empreendedor: Nota Fiscal Eletrônica

08/10/2024 | 7min 31s de leitura

Gestão FinanceiraLucro Presumido: Entenda o que é e como calcular corretamente

04/10/2024 | 9min de leitura

Contabilidade Online9 Vantagens de Escolher a Contabilidade.com

03/10/2024 | 7min 49s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.