O Brasil é um país tomado por graves problemas sociais, elevado número de impostos e ineficiências estruturais. Porém, apesar de todos os obstáculos conhecidos por todos nós, um importante movimento vem ganhando cada vez mais adeptos: o empreendedorismo de impacto.
Neste modelo, o maior objetivo não é gerar lucro financeiro e sim melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas através da busca da solução de problemas sociais existentes nas áreas da educação, saúde, habitação e microcrédito. O maior propósito do empreendedor de impacto é criar soluções que sejam aplicadas em larga escala, contribuindo para o bem-estar das pessoas e consequentemente do país.
Os segmentos mais comuns dos que atuam nesta área são os de mobilidade urbana, emprego e crédito; porém, uma grande tendência é o surgimento de startups com foco no meio ambiente, diretamente ligadas a temas atuais como o aquecimento global e a economia das florestas.
A Contabilidade.com listou seis startups inspiradoras centradas no empreendedorismo de impacto. Todas com o mesmo propósito: alcançar o bem-estar das pessoas e das comunidades.
Cidades.co – Startup com o propósito de fortalecer iniciativas locais, revitalizar espaços públicos, engajando moradores e empresas da iniciativa privada.
Arquitetas Nômades – Startup mineira de reforma habitacional popular, cujo objetivo é atender famílias que vivem em situação precária no país.
Molécoola – Startup de logística reversa que incentiva consumidores a reciclar e ganhar pontos e prêmios através de um aplicativo com um programa de fidelidade.
Piraporiando – Startup dedicada ao combate do bulliying e racismo que atualmente afeta mais de 20 mil crianças em parceria com escolas em dezesseis estados no Brasil.
Livre – Startup cujo propósito é tornar os usuários de cadeiras de rodas protagonistas de suas vidas.
Amana Katu – Startup de Belém (PA) cuja missão é universalizar o acesso a água potável na Amazônia através de tecnologias sustentáveis e de baixo custo para captação de água pluvial.
O empreendedorismo de impacto brasileiro conta com um poderoso incentivador. Pelo segundo ano consecutivo, em parceria com a organização Artemisia, o Facebook realiza um programa de aceleração de startups brasileiras focadas em soluções de impacto na sociedade. Em 2019, o projeto envolveu dez startups, todas centradas em soluções sociais que impactem pessoas ou o ambiente urbano.
Segundo o próprio Facebook, o objetivo é incentivar negócios que usualmente demoram para trazer retorno financeiro imediato. A empresa entende que startups de cunho social levam mais tempo para começar a lucrar e normalmente são vistas como segunda opção por alguns investidores.
O Aceleradora Estação Hack, programa promovido pelo Facebook/Artemisia, tem duração de seis meses. Neste período, as startups participantes recebem um diagnóstico de seus erros e acertos, contam com consultoria específica e participam de workshops, palestras e mídia training especializado para melhorar o processo.
Saiba mais sobre o programa Facebook/Artemisia aqui.
A ESPM programou um curso presencial sobre Empreendedorismo de Impacto na sua unidade Joaquim Távora para os interessados sobre o tema. O curso terá 15 horas de carga e será realizado no dia 20 de janeiro. Mais informações aqui.
A Contabilidade.com é uma empresa que apoia ações empreendedoras que mudam para melhor a vida das pessoas. Assim como as empresas deste post, trabalhamos para facilitar a contabilidade e o financeiro de PJs de todo o Brasil com digitação ZERO de notas fiscais, atendimento 100% humano em todos os planos, consultoria sobre impostos para pagamento mínimo possível dentro da lei, abertura de firmas realmente gratuitas, experiência de mais de 15 anos, mensalidades sem ‘surpresas’, e zero reclamações no Reclame Aqui.
Na Contabilidade.com, seu imposto é certo e o atendimento é 100% humano. Deixe a gente cuidar da sua contabilidade e tenha mais tempo para cuidar do seu negócio.