Sou programador, preciso de contador?

Sou programador, preciso de contador?

Publicado em03/05/2019

Tempo leitura3min 49s

Copiar link

Você atua como programador, e está em dúvida se é obrigatório pela legislação brasileira ter um contador para dar suporte à sua profissão?

Responder essa pergunta não é tão simples, afinal existem diversas formas que um programador pode exercer a sua profissão, e esse é o ponto-chave para descobrir se é preciso ou não ter um contador.

Para você saber se precisa de contador, o ideal é que leia a nossa matéria, pois explicamos as diversas maneiras que um programador pode atuar, e em qual delas é preciso ter assessoria contábil. Então, confira o post, e saiba mais!

Quais as formas de um programador exercer a sua profissão? E quando será preciso contratar contador?

Você é um programador que exerce a sua profissão de que forma? Trabalha como freelancer, e realiza as suas funções prestando serviços de maneira pontual para diversas instituições? Trabalha em uma empresa regularmente, e é regido pela CLT, possuindo todos os benefícios celetistas? Ou possui a sua própria empresa?

Dependendo da maneira como você atua, será ou não obrigatório ter um contador. Por isso, é preciso primeiro avaliar qual a sua forma de realizar as suas atividades, para só depois estudar a possibilidade de ter a ajuda de um contador.

Programador com PJ

O programador pode ter sua própria PJ, e prestar serviços para outras empresas relacionados ao desenvolvimento de programas.

Nesse caso, o programador deve ter um contador, para dar assistência às finanças do seu negócio. Afinal, qualquer empresário deve avaliar como está a saúde financeira da sua organização, não é mesmo?

Para atuar como PJ sendo programador, basta abrir a sua empresa, e optar pela melhor modalidade de pessoa jurídica, que tenha as menores tributações. Uma dica é: escolha as que podem ser geradas pelo Simples Nacional, como a ME, EPP ou o MEI.

Programador freelancer

O programador freelancer, por sua vez, não possui obrigatoriedade de ter um contador, de acordo com a lei. Afinal, nenhum profissional que atua como freela precisa desse tipo de assessoria.

No entanto, diversas empresas exigem a emissão de nota fiscal pela prestação de serviços do freelancer, e nesse caso o recomendado é ter um contador, para que ele possa ajudar com as finanças, e explicar mais sobre a legislação tributária e fiscal.

Além disso, o programador freelancer que emite nota fica à frente da sua concorrência, afinal nem todos os profissionais geram NF, mesmo que diversas organizações façam essa exigência.

Por isso, o ideal é: mesmo que você trabalhe como freelancer, não deixar de ter um contador do lado para dar assistência à sua profissão.

Programador celetista

Já o programador regido pela CLT que possui vínculo empregatício não precisa de contador, assim como qualquer outro funcionário celetista.

Afinal, a empresa que ele trabalha já possui uma assessoria contábil, que cuida de todas as finanças organizacionais, até mesmo as relacionadas às funções do desenvolvedor de programas.

Afinal, o programador precisa de contador?

Na maioria dos casos o programador precisa sim de um contador, afinal esse tipo de assessoria faz bem a qualquer profissional, para que ele possa ter um maior controle em relação às suas finanças.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todas as Postagens

Ver todas as postagens
Contabilidade OnlineContabilidade Online para Profissionais de Tecnologia em Belo Horizonte

04/07/2024 | 6min 18s de leitura

Contabilidade OnlineContabilidade Online para Profissionais de Tecnologia em Brasília

04/07/2024 | 6min 7s de leitura

Contabilidade OnlineContabilidade Online para Profissionais de Tecnologia em Curitiba

04/07/2024 | 5min 26s de leitura

Contabilidade OnlineContabilidade Online para Profissionais de Tecnologia no Rio de Janeiro

04/07/2024 | 5min 48s de leitura

Contabilidade OnlineContabilidade Online para Profissionais de Tecnologia em São Paulo

04/07/2024 | 5min 41s de leitura

Contabilidade OnlineContabilidade Online para Psicólogos em Belo Horizonte

04/07/2024 | 5min 31s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.