Contabilidade online: fui contratado como PJ, e agora?

Contabilidade online: fui contratado como PJ, e agora?

Publicado em08/05/2019

Tempo leitura5min 51s

Copiar link

Foi contratado como PJ. A primeira coisa a saber é que a contabilidade online é uma grande aliada para alavancar sua vida de autônomo, prestador de serviços.

Atualmente, muitas empresas têm contratado funcionários como PJ, deixando de lado o regime celetista. Isso pode proporcionar diversas vantagens, tanto para a organização quanto para o prestador de serviços.

Caso o acordo ocorra dessa forma, o funcionário, porém, não possui os benefícios que são propiciados pela CLT, como o 13º salário, a aposentadoria e as férias. Por isso, antes de aceitar uma contratação como PJ, é sempre importante avaliar as condições.

Você está pensando em se tornar PJ ou já foi contratado como pessoa jurídica, mas não sabe como será o regimento do seu trabalho?

Leia a seguir vantagens e desvantagens deste tipo de contratação e, em caso de dúvidas, entre em contato.

O que motiva empresas a contratar o funcionário como PJ?

Por meio da contratação do funcionário como PJ, a empresa contratante não precisa pagar diversos tributos, os encargos trabalhistas, de forma a desembolsar apenas a quantia referente à nota fiscal.

Mesmo livre desses pagamentos, é dever da empresa pagar o plano de saúde, o vale-refeição, e o vale-transporte para o funcionário.

A contratação como PJ segue leis trabalhistas?

Quando um funcionário é contratado como PJ para prestar serviços, ele não possui os mesmos benefícios de um empregado que é regido pela CLT. Por isso, a pessoa jurídica não tem direito a férias, FGTS, horas extras, previdência social, seguro desemprego, equiparação salarial e 13º salário.

Portanto, o prestador de serviços que atua como pessoa jurídica deve pagar todos os encargos e tributações vinculados à PJ.

Quais são as vantagens e desvantagens de ser contratado como PJ?

Ser contratado como PJ possui diversos benefícios, mas também perdas em relação ao regime CLT. Por isso, avalie sempre se vale a pena se tornar uma pessoa jurídica.

Vantagens

  • Maior flexibilidade –a PJ não tem horário fixo, como um empregado regido pela CLT que bate ponto diariamente;
  • Melhor remuneração quando comparado a um profissional celetista –a PJ recebe uma quantia proporcional ao seu nível de produtividade;
  • Não possui um forte vínculo com a empresa contratante, sendo possível prestar serviços para quem estiver oferecendo maiores benefícios ou para mais de uma empresa simultaneamente.

Desvantagens

  • Exige maior planejamento financeiro;
  • Precisa de ajuda profissional para ter seus benefícios sociais garantidos;
  • Precisa ter resistência e habilidade para resolução de problemas.

O que devo fazer após ser contratado como PJ?

Após ser contratado como PJ, você possui diversas obrigações. Primeiro, é necessário saber quais são elas, para que não ocorra problemas futuros.

Abrir uma empresa

A primeira coisa a ser feita é abrir uma empresa, afinal você não poderá atuar como PJ sem ter um CNPJ.

Por isso, o ideal é que você procure uma organização responsável, que possa te ajudar no processo de abertura da empresa.

Emitir notas fiscais

Para atuar como PJ, é necessário fazer a emissão de notas fiscais. São com elas que a empresa declara seu faturamento e se mantém em dia com a Receita Federal.

Pagar impostos

Uma das principais responsabilidades da PJ perante o Estado é realizar o pagamento de impostos. Se você tiver dificuldades em realizá-lo, basta contratar uma empresa que presta serviços de contabilidade.

Contratar uma contabilidade

Desde a abertura da empresa, o indicado é contratar uma assessoria de contabilidade, para gerir os números do seu negócio, sobretudo no que diz respeito à tributação.

Vale a pena trabalhar como PJ?

Diante de tantas vantagens e desvantagens, é possível avaliar se vale a pena trabalhar como PJ.

Para fazer essa análise, recomendamos que você se atente às suas necessidades e avalie o que é melhor para a sua vida profissional e pessoal: trabalhar como funcionário celetista, tendo mais segurança, ou atuar como pessoa jurídica, podendo ter uma maior remuneração, mas correndo diversos riscos?

O ideal é pensar nisso com calma, afinal essa é uma decisão bastante importante para todo profissional.

Para outras perguntas, consulte uma contabilidade online

Talvez você ainda tenha dúvidas sobre emissão de notas, abertura de empresas, desenquadramento ou qualquer outra burocracia.

Quando se trata da nossa empresa e do nosso futuro profissional, é preciso ter certeza de cada informação, além de confiança e segurança no parceiro contábil.

É importante que sua contabilidade seja especializada em PJs, autônomos, freelancers, prestador de serviços, profissionais liberais.

Conheça a Contabilidade.com

Renomado escritório de contabilidade, com sede no Estado de São Paulo, tem como objetivo levar informações pertinentes e assertivas aos clientes PJs.

Contabilidade.com possui um time de profissionais qualificados para atender com excelência as demandas dos clientes, via Facebook, Instagram, Whatsapp, e-mail, chat e no YouTube, com transparência e dedicação.

A produtividade e a eficiência da sua empresa não pode ser afetadas pela burocracia.

Entre em contato com alguém do nosso time ou deixe seu número ou email que entramos em contato.

Erico Azevedo

Escrito por:

Erico Azevedo

Erico Azevedo é um empreendedor serial de negócios de tecnologia e co-fundador da Contabilidade.com, uma plataforma que resolve a vida de profissionais liberais e prestadores de serviços com CNPJ. Criou em 2018 a Wabbi Software, primeira plataforma contábil em nuvem do Brasil, posteriormente incorporada pela Contaazul, onde atuou na área de Produtos. É co-fundador do Contbank, primeiro banco digital que usa AI e Contadores para melhorar a vida de milhares de MPE's brasileiras. Foi também co-fundador do Investshop.com, no início dos anos 2000, junto a Guilherme Benchimol e outros executivos do Banco Bozano, Simonsen. Possui Ph.D. em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e Ph.D. em Psicologia pela PUC/SP. Além de sua intensa atividade empresarial, é mentor de empresários e profissionais no Brasil e exterior.

Avalie este artigo

0.0

Compartilhe
Copiar link

Todas as Postagens

Ver todas as postagens
Gestão FinanceiraResidência Fiscal: Aprenda a Organizar sua Situação Tributária

11/10/2024 | 8min de leitura

Gestão FinanceiraAfinal, o que é Antecipação de Recebíveis?

10/10/2024 | 8min 58s de leitura

Gestão FinanceiraRegularize Seu CNPJ: Como Consultar e Resolver Pendências

09/10/2024 | 7min 49s de leitura

Nota FiscalABC do Empreendedor: Nota Fiscal Eletrônica

08/10/2024 | 7min 31s de leitura

Gestão FinanceiraLucro Presumido: Entenda o que é e como calcular corretamente

04/10/2024 | 9min de leitura

Contabilidade Online9 Vantagens de Escolher a Contabilidade.com

03/10/2024 | 7min 49s de leitura

FIQUE LIGADOAssine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Informe seu e-mail e teste grátis!

evoluindo na prestação de serviços

Transforme sua MEI em ME

Nosso time de contadores te auxiliará durante todo o processo de escolha para o seu perfil profissional. Seja qual for a opção escolhida, realizaremos o desenquadramento, ou baixa do seu MEI, de forma gratuita. Com suporte prioritário para dúvidas.

Desenquadrar MEI para ME grátis

Novo app de contabilidade disponível para iOS e Android

Sua tranquilidade nossas responsabilidade, projetamos sempre com inovação nossos produtos digitais e com as melhores tecnologias do mercado.

Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Preencha as informações ao lado e escolha sua opção de contato preferida para conversar com nossa equipe.