Como emitir uma nota fiscal sendo PJ? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais de todas as partes do Brasil que trabalham de forma independente como PJ.
Não sabe como emitir nota fiscal? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final, vamos esclarecer suas dúvidas e detalhar o passo a passo para emitir uma nota fiscal sendo PJ.
Sou PJ, preciso emitir nota fiscal?
A emissão de notas fiscais é um requisito obrigatório para que o seu CNPJ permaneça em dia com o fisco e também, para que você consiga alcançar um número maior de clientes.
Prevista na Lei 8.846/21, a emissão de notas fiscais é obrigatória na prestação de serviços, fato que faz da sua não emissão, um crime de sonegação fiscal, cuja pena pode variar de multa a cinco anos de prisão.
“Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.”
Além disso, os profissionais PJ que emitem nota fiscal conseguem atrair os maiores clientes, uma vez que a emissão de documentos fiscais é uma exigência das médias e grandes empresas em relação aos seus prestadores de serviços.
O que é preciso para emitir uma nota fiscal sendo PJ?
Muitos acreditam que a emissão de notas fiscais envolve certa complexidade e burocracia, quando na verdade, o processo se torna muito simples, se bem orientado.
Para emitir notas fiscais, como PJ, você precisará dos seguintes itens:
- CNPJ Ativo;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento;
- Cadastro na Prefeitura para emissão das notas fiscais.
Você que já presta serviços como PJ, certamente já possui os três primeiros itens, ou seja, CNPJ, Inscrição Municipal e Alvará de Localização e Funcionamento.
Sendo assim, resta apenas realizar um cadastro na prefeitura e obter permissão para emitir suas notas fiscais de prestação de serviços.
Para obter essa autorização, você pode contar com o nosso time de contadores. A Contabilidade.com, pode cuidar de todos os trâmites junto à prefeitura do seu município para liberação da permissão para emissão de notas fiscais de prestação de serviços.
Uma vez permitida a emissão das notas fiscais, você receberá um login e senha para gerar suas notas de prestação de serviços diretamente no site da Prefeitura, sempre que precisar.
Quais os benefícios de emitir nota fiscal sendo PJ?
- Completa regularização das atividades perante o fisco;
- Melhoria da sua imagem como prestador de serviços no mercado;
- Otimização de processos de gestão e controle financeiro;
- Possibilidade de fechar mais clientes e contratos maiores.
Você ainda não emite nota fiscal sendo PJ? Conte com o apoio do time de contadores e especialistas da Contabilidade.com.
Escolha um dos nossos planos e conte com toda a tecnologia e facilidade que somente uma contabilidade online especializada em prestadores de serviços pode oferecer!